Dúvidas Frequentes
1. Retirei um valor do cofre troco e inseri no cofre inteligente. Como devo inserir esse movimento no sistema?
Toda movimentação de valor feito de forma física na loteria deve ser feita no sistema, para que os valores estejam de acordo com o real.
Logo essa movimentação deve ser feita pelo ícone de nova transferência “+ ”, informar a data que foi realizado o processo, de onde o valor saiu e para onde ele foi inserido.
Acesse menu financeiro >> Extrato >> Ícone de “+”, ao lado da palavra Transferência >>preencha as informações sobre a transferência >> Salvar
2. Retirei um valor da conta 003 para minha conta pessoal e não tenho ela no sistema. Como faço esse tipo de retirada?
Ao realizar movimentos onde a conta de destino não está cadastrada no sistema é necessário deixar no preenchimento da transferência a opção “Para” em branco. Neste caso recomenda que na descrição insira algo que remeta esse movimento caso precise de uma futura conferência.
Plano de contas >> Caso esse movimento em questão seja retirada de lucro/pró- labore deve ser inserido plano de conta. Caso seja um valor a qual irá devolver a conta posteriormente se trata de movimento bancário e não tem necessidade de preenchimento do plano de contas.
3. Caixa me passou um suprimento, realizei o saque e coloquei esse valor no cofre da lotérica. Como realizo essa inserção?
Para informar o recebimento de um suprimento é necessário que no sistema ao realizar uma transferência deixe o campo “ De” em branco.
Acesse menu financeiro >> Extrato >> ícone de “+” ao lado de transferência
Preencha da seguinte forma
Data: Dia que esse valor foi inserido no cofre
Transferir De: Deixe em branco
Para: Cofre onde esse valor foi inserido
Descrição: Informe a descrição desse movimento, recomendamos que seja algo que remeta ao transação. Exemplo: Suprimento Caixa
Valor: Informe o valor recebido de suprimento
Salvar
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4. Minha retaguarda não está batendo com o valor real que tenho na lotérica. Como faço a conferência de movimentos?
A Recomendação é que a retaguarda seja conferida todos os dias no final expediente, conferindo se as movimentações foram todas lançadas(Sangrias, receitas, despesas, transferência)
Acesse Menu financeiro >> Extratos >> Clique sobre a conta que deseja conferir
>> A conta será detalhada do lado direito da sua tela
Através do filtro de datas é possível selecionar uma data em específico, como também é possível filtrar somente um tipo de operação.
Na última coluna você terá a informação de saldos. Dessa forma pode conferir o valor que iniciou o dia e o valor que finalizou após todas movimentações do dia.
O detalhamento pode ser impresso se desejar, assim gerando um relatório de fluxo de caixa da conta em questão.
5. Ao visualizar o valor pela tela de extrato, observo que esse valor está acima do real ,porém sempre mantendo a conferência da retaguarda. Qual o motivo desse valor está diferente?
O sistema da DouraSoft fornece projeção futura das contas 043 e 003.Dessa forma ao acessar o extrato no sistema observe o valor da conta bancária + valores projetados.
Acesse Menu financeiro >> Extratos
Clique no nome da conta >> Acesse o detalhamento da conta do lado Direito da tela
Dessa forma, através do lançamento de caixa o sistema irá projetar as futuras cobranças/recebimentos. Dito isso ao observar o valor pela tela sem detalhar precisa ter a ciência que esse valor já esta agregado os valores de lançamentos futuros.
6. Preciso atualizar o saldo de conta, pois estão incorretos. Como realizo o processo, e qual o melhor dia ou momento devo realizar?
A recomendação para atualização de saldo é que seja feito em horário que a lotérica não está tendo movimentações, uma dica é levantar a informação de sábado para segunda assim inserir no sistema.
Conferir:
Cofres: Levantar se todas movimentações(lançamento de caixas, receitas, despesa e transferência) já foram feitas para que esse valor seja o real da lotérica.
Conta 003: Verificar o saldo disponível da conta
Conta 043: Verifique se todas cobranças já foram feitas, pois pode ocorrer que antes da finalização do dia haja alguma outra cobrança, informar no lançamento o saldo disponível da conta.
Acesse Menu financeiro >> Extratos >> “Opções avançadas” >> Saldo inicial
Em seguida preencha o campos:
Conta: Conta a ser inserida o saldo
Data: Data que esse valor foi contabilizado
Valor: Valor de saldo
Salvar
7. Quando faço o detalhamento da minha conta 043, vejo lançamentos de dias futuros como por exemplo de jogos. Por que isso acontece? Caso eu remova por acidente, como corrigir?
O sistema da DouraSoft conforme os lançamentos de caixa(TFL) projeta futuras cobranças a serem creditadas/debitadas na conta 043.Dessa forma se houver caixas lançado no sistema , o mesmo projeta a cobrança conforme o calendário de jogos da CAIXA.
Caso por acidente remova uma projeção futura, o lançamento deve ser feito por transferência manualmente ,baseado no relatório de cobrança diária do sistema.
Exemplo caso remova projeção de ARREC PROG:
Primeiro passo verificar o valor a ser cobrado >> Acesse menu caixas >> ícone ”Opções avançadas” >> cobrança diária>> preencha a data que deseja visualizar a cobrança.
Em seguida >> Acesse financeiro >> extrato >>Ícone “+” ao lado da palavra transferência
Preencha as informações:
Data: Dia da cobrança
Transferir De : 043
Para: Deixe esse campo em branco
Descrição: ARREC PROG
Valor: Insira o valor visualizado na cobrança diária
salvar
8. O fechamento bancário deve ocorrer em que momento? Preciso detalhar os valores?
Fechamento bancário é recomendado que seja feito no mesmo dia do movimento a partir dos caixas fechados e toda movimentação de retaguarda lançada.
O sistema permite que o valor informado seja detalhado ou dado como valor geral, ficando a critério do usuário como deseja informar.
Forma detalhada
Forma geral
9. Tem uma conta que havia criado no sistema para ser um segundo cofre,hoje na prática tenho somente um, como faço pra remover essa conta do sistema?
Não é possível excluir uma conta pois envolve lançamentos em outras partes do sistema.O processo a ser feito é inativar essa conta que não utiliza.
Acesse Perfil >> parâmetros
Cadastros financeiros >> Contas
Passe o mouse sobre a conta que deseja inativar >> ícone “Lápis”
Mude a opção ATIVA para INATIVA >> Salvar
10. Estou tentando corrigir um lançamento de despesa do sistema. Porém ao tentar realizar o sistema não permite me notificar sobre data de bloqueio. Onde faço essa alteração?
Caso o usuário tenha inserido data de bloqueio é necessário movê-la para uma data anterior a movimentação que deseja realizar.
Na prática se sua data de bloqueio é 01/03/2025 e precisa alterar uma despesa lançada no dia 14/02/2025 a sua data de bloqueio deve ser anterior esse dia, no caso 13/02/2025.
Acesse Menu Financeiro >> Extratos >> Opções avançadas >> Data de bloqueio>> altere a data >> Salvar
11. Lancei um saldo inicial em uma conta, como faço para remover?
Acesse Menu Financeiro >> Extrato >> Selecione a conta que deseje remover o saldo inserido
Localize o lançamento >> Passe o mouse >> ícone “lixeira”>>Ok
12. Localizei alguns PIX que foi feito sangria para conta 003 porém era para ser feito para a conta 043.Preciso reabrir o caixa ou consigo alterar pela retaguarda?
No sistema é possível alterar o campo “conta” sem reabrir o caixa.No caso será necessário alterar o recebimento do PIX da conta 003 >> conta 043.
Acesse Menu Financeiro >> Extrato >> Selecione a conta 003
Busque o pix, pode usar o filtro de datas se preferir >> passe o mouse sobre o lançamento >> ícone “lápis”
Altere o campo “conta” para conta 043 >> Salvar
13. Estou verificando a conta 003 no sistema, e não estou localizando os lançamentos de comissão silce. Por que isso está acontecendo?
O sistema realiza projeções a partir do lançamento de caixa ou de movimentações financeiras lançadas pelo usuário. No caso a comissão Silce é baseada em jogos vendidos online/IBC sendo assim não tem como parametrizar o valor pois depende das vendas feitas no dia por esse canal.
Existem duas maneiras de informar essa entrada de comissão no sistema.
- Lançando diariamente pelo ícone de receitas, no caso deve se basear no relatório de cobrança diária de loterias observando o campo comissão Silce/IBC.
Após verificar o valor da comissão >> Adicione a receita conforme exemplo abaixo:
Acesse Menu Financeiro >> Receitas >> Ícone de “+”
Data vencimento: Dia que esse valor corresponde
Nome cliente: CAIXA
Descrição: descreva do que se trata esse valor
Valor: Informe o valor que está no seu relatório
Plano de Contas: Insira seu plano de contas destinado a essa receita .EX: Comissão silce / CR COM SIL
Conta: Conta 003
Marque liquidado
Data: Confirme a data de recebimento do valor
Valor: Confirme o valor recebido
A segunda forma de incluir esses lançamentos no sistema é diretamente pela tela de conciliação.
Na tela de conciliação localize os lançamentos de comissão >> Clique sobre o nome >> ícone de “+” lado inferior esquerdo
Informe o Cadastro >> Plano de contas >> Salvar
14. Consigo detalhar algum lançamento de transferência na tela de extrato?
No sistema é possível detalhar movimentos de transferência/projeções.
Acesse financeiro >> Extrato >> Selecione a conta
Localize o lançamento que deseja detalhar >> Clique sobre o nome
O sistema apresentará o detalhamento de todos lançamentos feitos que agregaram para a soma do valor Total , tendo em vista que o sistema mostra o período de lançamentos e a opção de exportar caso precise.
15. Localizei um lançamento indevido no detalhamento da conta bancária. Como faço a remoção?
Lançamento de transferência de valores entre contas , pode ser removido pela tela de extratos >> ícone de lixeira.
Lançamento de receita ou despesa, precisa acessar o menu em questão para que seja removido o lançamento.
Lançamento de Sangria ou Reforço que não ocorreu precisa ser corrigido pelo lançamento de caixa(Menu caixas).
Erros Comuns
1. Realizei o valor de carro forte errado, como corrijo?
Caso realize o valor da transferência do carro forte indevidamente, esse lançamento precisa ser editado.
Acesse menu financeiro >> Extrato >> selecione a conta onde o valor carro forte foi enviado
Passe o mouse sobre o lançamento de envio >> Ícone “Lápis”
2. Meu cofre está com valor alto e minha conta bancária está negativada. O que devo fazer?
Neste caso duas informações devem ser verificadas. A primeira se os movimentos bancários foram feitos(transferências entre contas), segundo verificar os lançamentos feitos como valores sangria e regras de projeções estão para a conta correta.
Atenção: A conta 043 projeta lançamentos futuros verifique se o valor que está observando não é contando o valor a ser debitado.
3. Não estou localizando a projeção em uma das contas.
As projeções acompanham os lançamentos de caixa. Dito isso deve ser verificado duas informações.
A primeira se os caixas foram lançados e fechados no sistema, caso tenha caixa aberto ou não lançados da data a projeção em questão não ocorre. Segunda verificar se por engano foi removido a projeção da conta, caso tenha sido removida precisa ser feita de forma manual(transferência).
4. Realizei um novo saldo inicial mas os valores não estão batendo.
O saldo inicial para que fique correto, recomendamos que seja feito em horário que não há movimentações no sistema de preferência na segunda-feira de manhã com os saldos que finalizaram no sábado. Neste caso insira a data de domingo pois não há lançamento no sistema e também nas contas bancárias.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]