Veja a seguir como lançar uma Despesa Recorrente e como efetivar uma Despesa Recorrente em sistema.

Lançando Nova Despesa Recorrente

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Financeiro > Despesas.
  3. À direita, clique no ícone de engrenagem e acesse a opção Despesas Recorrentes.
  4. À esquerda, na parte superior, clique no ícone de “+”.
  5. Preencha os campos da seguinte forma:
    • Fornecedor
      • Selecione o Fornecedor para o qual você deseja lançar essa Despesa.
    • Descrição
      • Insira uma descrição para identificar essa Despesa Recorrente.
    • Data de Vencimento
      • Insira apenas a informação do Dia da Data de Vencimento dessa conta.
    • Valor
      • Insira o Valor dessa Despesa.
    • Última
      • Selecione a Data da Última vez que você pagou essa Despesa.
    • Data de fim
      • Selecione até quando será realizado o pagamento dessa Despesa. Caso não haja uma Data de Fim, basta deixar em branco e o Sistema irá trazer essa Recorrência indeterminadamente.
    • Incluir forma de pagamento
      • Ao clicar nessa opção, você poderá incluir a informação de qual será a Forma de Pagamento.
    • Contas
      • Selecione em qual Conta Bancária será debitada essa Despesa.
    • Planos de Contas
      • Selecione o Plano de Contas que se encaixa a essa Despesa.
    • Opções Avançadas
      • Ao marcar essa opção, é possível realizar o Rateio entre os Centros de Custo.
  6. Na parte inferior, à direita, clique em Salvar.

Ao retornar a tela de Despesas, é possível perceber que o lançamento de Despesa Recorrente aparecerá com uma informação diferente das demais Despesas: Na coluna ID, ao invés do código de identificação da Despesa, aparece a palavra “Sugerido”.

Isso significa que a Despesa não está efetivada para o mês corrente. Veja a seguir as três possibilidades para você efetivar essa conta:

Efetivando a Despesa Recorrente

1. Utilizando o Botão Editar

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Financeiro > Despesas.
  3. Passe o mouse sobre a Despesa Recorrente que você deseja efetivar, à direita da tela e clique no botão amarelo com ícone de lápis.
  4. As edições podem ser realizadas nos campos onde for necessário, por exemplo:
    • Caso o Valor da Despesa tenha vindo diferente, ou seja, não seja um valor fixo, basta alterar o Valor no Campo e salvar. Assim a Despesa estará ativa para o mês corrente.
  5. Na parte inferior, à direita, clique em Salvar.

2. Selecionando as Despesas Sugeridas

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Financeiro > Despesas.
  3. À esquerda da coluna ID, clique no ícone de quadrado para selecionar a Despesa. Você pode fazer essa seleção em mais de uma Despesa e ai poderá realizar a efetivação em massa das Despesas.
  4. À direita da tela, clique no ícone de engrenagem e em Gerar Despesas Recorrentes.
  5. Confirme a Geração das Despesas Recorrentes clicando em OK.

3. Programar a Geração das Despesas Recorrentes

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Financeiro > Despesas.
  3. À direita, clique no ícone de engrenagem e acesse a opção Opções de Despesas.
  4. Marque a opção para que as Despesas sejam Geradas automaticamente a cada mês.
  5. Clique em Salvar.


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