Como Enviar Mensagem de Cobrança Via WhatsApp

Lotéricas, WhatsApp, Assinaturas, Integração & AutomaçõesLotéricas


A Plataforma da DouraSoft realiza integração com algumas empresas que prestam os serviços de envio de mensagens via WhatsApp.

Caso você ainda não possua esse serviço e deseja contratá-lo, basta solicitar a ativação do módulo ao nosso time através do e-mail [email protected] que daremos início ao trâmite.

Se você já tiver adquirido o módulo de WhatsApp e ele já tiver sido devidamente configurado pela nossa equipe, sua empresa já estará apta a realizar o envio das mensagens para seus clientes.

Veja a seguir, o passo a passo de como é realizado esse processo.



Selecionar o nº de WhatsApp

Para que você possa realizar o envio de mensagens através da DouraSoft, necessariamente precisa cadastrar o telefone da pessoa e deixá-lo pré-selecionado como padrão para WhatsApp. Para isso:

  1. No menu expansível, acesse Pessoas;
  2. Localize e acesse o cadastro da pessoa desejada;
  3. Verifique se ela já tem um número que possui WhatsApp cadastrado;
  4. Caso não tenha, primeiro realize o cadastro;
  5. Para habilitar o envio, clique em cima do ícone “”, localizado ao lado respectivo número de telefone;
  6. Quando o ícone estiver verde, da seguinte forma “”, significa que o número foi definido como padrão para envio de mensagens via WhatsApp.

Caso queira alterar o número padrão, basta clicar no ícone cinza sobre o outro número desejado. Você pode repetir esse processo sempre que desejar, mas tendo ciência de que o número escolhido como padrão ficará com o ícone verde e pronto, o próximo disparo já será para o novo número selecionado.

É estritamente necessário que o número informado no cadastro da pessoa seja um número válido e que já tenha sido verificado por você, bem como que possua o DDD correto, para não correr o risco de enviar informações sensíveis para pessoa diversa da pretendida.


Envio de Cobrança

Para enviar as cobranças em aberto para seus clientes via WhatsApp, siga os seguintes passos:

  1. No menu expansível, acesse Financeiro;
  2. Clique em Receitas;
  3. Localize as cobranças que deseja enviar;
  4. Marque as cobranças;
  5. Clique no ícone de Configurações, ao lado direito da tela;
  6. Clique em Enviar por WhatsApp;
  7. Selecione um Template, caso deseje utilizar uma mensagem pré-cadastrada;
  8. Digite manualmente uma mensagem, caso não queira usar um Template pronto;
  9. Informe a data de expiração, ou seja, até que dia e horário essa mensagem de WhatsApp poderá ser enviada;
  10. Caso deseje, você também pode alterar as informações constantes na mensagem, adicionando variáveis, por exemplo;
  11. Clique em Enviar.

Feito isso, o sistema dará a ordem de disparo para a ferramenta integrada do WhatsApp e automaticamente criará uma fila de envios de mensagens que obedecerá às regras pré-determinadas.

A primeira regra será a da data de expiração, em que caso não seja possível enviar a mensagem dentro da data informada, o envio será automaticamente suspenso.

A segunda regra será do horário definido como padrão para envio de mensagens, este anteriormente informado na Configuração principal do módulo do WhatsApp.

Vale ressaltar que, se o horário definido na data de expiração for anterior ou posterior ao horário limite de envio informado na configuração principal, a mensagem não será enviada.


Exclusão de nº de WhatsApp

Caso você não deseje mais enviar mensagens via WhatsApp para um cadastro:

  1. No menu expansível, acesse Pessoas;
  2. Localize e acesse o cadastro da pessoa desejada;
  3. Clique em Editar;
  4. Exclua o telefone que estava marcado para envio;
  5. Clique em Salvar.

Feito isso, a pessoa não receberá mais nenhuma mensagem de cobrança via WhatsApp pelo sistema.


Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do E-Mail [email protected]