Conciliação Bancária – PRÊMIO LOT

Lotéricas, FinanceiroLotéricas


O Prêmio de Loterias, se refere ao valor que a Caixa Econômica Federal reembolsará ao Lotérico na Conta 043 decorrente do pagamento de premiações de Loterias aos Clientes no dia anterior. O Sistema projeta essa informação através dos Lançamentos de Caixa.

Os Lançamentos dos Caixas são utilizados para montar o COBRANÇA DIÁRIA DE LOTERIAS que pode ser utilizado para comparar com o mesmo Relatório emitido pelo TFL da CEF.

Para encontrar este relatório no Sistema DouraSoft siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Caixas.
  3. Clique na aba do lado direito da tela. 
  4. Selecione a opção ‘Cobrança Diária de Loterias’. 
  5. Insira no Filtro de Datas o mesmo dia que apareceu o PRÊMIO LOT no Extrato.
  6. Acesse e compare as informações dos PRÊMIOS PAGOS dos dois Relatórios.

Possíveis causas das diferenças no PRÊMIO LOT: 

  1. Diferença das premiações dos Bilhetes Federais. 
  2. Preenchimento incorreto da fita de Resumo de TFL. 
  3. Data incorreta de Abertura e Fechamento de Caixa. 
  4. Divergência nos valores informados pela CEF.

Veja a seguir, mais detalhes sobre cada uma das possíveis causas de Diferenças no PRÊMIO LOT.

Diferença das Premiações dos Bilhetes Federais

Ao se realizar o pagamento de Premiações de Bilhetes Federais, estes têm como remuneração pela prestação de serviço o valor de R$0,03 por fração.

Por tal motivo, sempre que um há premiações, devem ser “passadas” no TFL fração por fração, pois se “passar” um Bilhete (10 Frações) de uma só vez, aparecerá no Resumo de TFL apenas a quantidade “1”, ao invés de “10” que é o total de frações premiada.

Então se o valor dos centavos da diferença for múltiplo de 3, provavelmente foi “passado” no TFL como Bilhete e não como frações.

Conciliando e lançando a Diferença:

1.Acesse o Sistema DouraSoft.

2. À esquerda, acesse o menu Financeiro>Extrato.

3. À direita da tela, clique no ícone de Engrenagem.

4. Acesse Conciliação.

5. Passe o mouse sobre o Extrato e, à direita da tela, clique em Conciliar.

6. Clique em Abrir a Conciliação.

7. Selecione os lançamentos PREMIO LOT dos dois lados e clique no ícone do lado inferior direito para conciliar.

8. Na tela de Lançamento de Diferença, preencha os campos da seguinte forma:

  1. Cadastro ou Fornecedor
    • Selecione o Fornecedor Caixa.
  2. Plano de Conta
    • Selecione o Plano de Contas Loterias.

Preenchimento Incorreto da Fita de Resumo de TFL

O primeiro procedimento a ser realizado é comparar o relatório Cobrança Diária de Loterias  do TFL com o do Sistema DouraSoft. Siga os seguintes passos para realizar isso:

  1. Compare o valor em prêmios pagos de cada uma das Loterias da categoria Prêmios Pagos no Sistema DouraSoft com a Fita de Cobrança Diária de Loterias do Terminal TFL.
  2. Ao localizar qual a Loteria que está com Diferenças, acesse o menu Caixas, e troque o filtro de Aberto para Fechado.
  3. Localize o Caixa do dia anterior da Diferença.
  4. Clique no ícone de Impressora a direita da tela.
  5. Faça o comparativo com a fita de Resumo de TFL do mesmo Caixa, no mesmo dia, porém emitido pelo Terminal TFL. 
  6. Ao localizar o preenchimento incorreto, se o Caixa for de menos de 5 dias, reabra o Caixa e refaça o lançamento correto.

Data Incorreta de Abertura e Fechamento de Caixa

Os cálculos corretos do PRÊMIO LOT no Sistema DouraSoft dependem da data correta de Fechamento de Caixa, ou seja, qualquer TFL fechado em data incorreta causa diferença no valor previsto pelo sistema.

Verificando a Data dos Fechamentos de Caixa:

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Caixas.
  3. Na parte superior, à direita, clique em aberto e selecione a opção fechado.
  4. Filtre pela data da arrecadação da Loteria.
  5. Verifique se todos os Caixas desta data estão Lançados corretamente.
  6. Caso tenha alguma data incorreta, será necessário excluir o Caixa e lançar novamente com a data correta.

Excluindo um Caixa

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. À esquerda, acesse o menu Caixas.
  3. Na parte superior, à direita, clique em aberto e selecione a opção fechado.
  4. Passe o mouse no Caixa que deseja excluir e clique no ícone amarelo para reabrir.
  5. Na parte superior, à direita, clique em fechado e selecione a opção aberto.
  6.  Passe o mouse no Caixa que deseja excluir e clique no ícone de lixeira.

Divergência nos Valores informados pela CEF

Caso as verificações anteriores não apontem para alguma divergência nos Lançamentos ou alteração comunicada pela Caixa, será necessário verificar se o Valor que foi creditado por ela na conta condiz com a realidade. 


Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]