O PREST CONT refere-se ao valor movimentado na conta 043 no dia seguinte pela Caixa Econômica Federal, em relação aos valores recebidos de Recebimento de Contas e Depósitos, e pagos de Pagamentos de Benefícios e Saques na lotérica . O Sistema projeta essa informação através dos lançamentos de caixa.
Os lançamentos dos caixas são utilizados para montar o COBRANÇA DIÁRIA DE SERVIÇOS que pode ser utilizado para comparar com o mesmo relatório emitido pelo TFL da CEF.
Para encontrar este relatório no Sistema DouraSoft siga os passos abaixo:
- Acesse Caixas;
- Clique na aba do lado direito da tela
- Selecione a opção ‘Cobrança Diária de Serviços’
- Insira no filtro de datas o mesmo dia que apareceu o PREST CONT no extrato
- Acesse e compare as informações dos dois relatórios
Diferença na estrutura dos dois relatórios
- O relatório do Sistema DouraSoft traz as nomenclaturas com base no que é lançado pelo resumo de TFL.
Possíveis causas:
- Valor de Estorno preenchido em serviço sem valor arrecadado;
- Preenchimento incorreto da Fita de Resumo de TFL;
- Cadastros incorretos no Sistema;
- Suprimentos ou Limite móvel;
- Data incorreta de abertura e fechamento de caixa;
- Divergência nos valores informados pela CEF;
- Valor de Estorno preenchido em serviço sem valor arrecadado
Quando é realizado um estorno no caixa de TFL deve ter atenção no preenchimento, pois pode acontecer de ser preenchido no serviço errado. Principalmente quando existem serviços com descrição igual. Para verificar faça da seguinte forma:
- Acesse os caixas do dia anterior da diferença;
- Identifique qual dos caixas teve estorno;
- Identifique na categoria estornos em qual nomenclatura de serviço está lançado;
- Identifique se o mesmo serviço na categoria Recebimento – Contas teve arrecadação maior que o valor do estorno.
- Caso o valor do recebimento esteja menor que o valor do estorno, basta preencher o estorno na outra nomenclatura.
A reabertura de um caixa faz com que as informações projetadas pelo lançamento de caixa sejam desfeitas, sendo necessário conciliar novamente.
- Caso não queira reabrir o caixa, basta lançar um valor de ajuste na conciliação.
Para corrigir na conciliação:
- Na tela de conciliação bancária, marque o PREST CONT dos dois lados
- Clique em Conciliar
- Lance a diferença marcando a opção Realizar Transferência e o fornecedor Caixa.
Caso não localize a diferença, devemos analisar os cadastros dos serviços.
2. Preenchimento incorreto da Fita de Resumo de TFL;
O primeiro procedimento a ser realizado é comparar os Recebimentos e Pagamentos no relatório Cobrança Diária de Serviços do TFL com o do Sistema DouraSoft.
Para isso execute:
- Compare o valor de Recebimento – Contas, Pagamentos e Serviços C Corrente/Poupança no Sistema DouraSoft Lotéricas com a fita de Cobrança Diária de Serviços do Terminal TFL.
- No sistema da DouraSoft, acesse o menu Caixas, e troque o filtro de aberto para fechado; faça o filtro de datas com o período do caixa que deseja conferir. (dia anterior da diferença)
- Clique no ícone de impressora à direita da tela para visualizar o caixa
- Devemos analisar o valor de cada item preenchido no sistema, faça o comparativo da fita de resumo do mesmo caixa, no mesmo dia, porém emitido pelo Terminal TFL.
- Ao localizar o preenchimento incorreto, se o caixa for de menos de 5 dias, reabra o caixa e refaça o lançamento correto.
A reabertura de um caixa faz com que as informações projetadas pelo lançamento de caixa sejam desfeitas, sendo necessário conciliar novamente.
- Caso não queira reabrir o caixa, basta lançar um valor de ajuste na conciliação.
Para corrigir na conciliação:
- Na tela de conciliação bancária, marque o PREST CONT dos dois lados
- Clique em Conciliar
- Lance a diferença marcando a opção Realizar Transferência e o fornecedor Caixa.
Caso não localize a diferença, devemos analisar os cadastros dos serviços.
3. Cadastros incorretos no Sistema;
É necessário também verificar como estão cadastrados os serviços dentro do sistema.
- Acesse os Parâmetros > Cadastros – Produtos e Serviços > Serviços;
- Acesse o cadastro clicando no nome ou no ícone de lápis a direita;
- Verifique ao lado direito se a regra do cadastro do serviço de:
Categoria Pagamentos e Saques
Nomenclatura | PREST CONT |
Tipo de Nomenclatura | Crédito |
Tipo | Movimento de Valores |
Conta Bancária | Conta 043 |
A contar | Da venda |
Tipo Valor | % |
Dias | 1 |
Custo | 100% |
Categoria Recebimento – Contas e Depósitos
Nomenclatura | PREST CONT |
Tipo de Nomenclatura | Débito |
Tipo | Movimento de Valores |
Conta Bancária | Conta 043 |
A contar | Da venda |
Tipo Valor | % |
Dias | 1 |
Custo | 100% |
4. Caso não esteja dessa forma, edite o cadastro inserindo essas informações.
Vale ressaltar que caso seja necessário alterar alguma opção no cadastro do serviço, o sistema não vai atualizar os caixas que já foram fechados, então essa mudança começará a ser considerada deste dia em diante.
A reabertura de um caixa faz com que as informações projetadas pelo lançamento de caixa sejam desfeitas, sendo necessário conciliar novamente.
- Caso não queira reabrir o caixa, basta lançar um valor de ajuste na conciliação.
Para corrigir na conciliação:
- Na tela de conciliação bancária, marque o PREST CONT dos dois lados
- Clique em Conciliar
- Lance a diferença marcando a opção Realizar Transferência e o fornecedor Caixa.
4. Suprimentos ou Limite móvel
Verifique se no Cobrança Diária de Serviços do TFL tem algum valor lançado referente a suprimentos ou limite móvel, caso tenha, siga os seguintes passos para informar:
- Na tela de conciliação bancária, marque o PREST CONT dos dois lados
- Clique em Conciliar
- Lance a diferença marcando a opção Realizar Transferência e o fornecedor Caixa.
5. Data incorreta de abertura e fechamento de Caixa
Os cálculos corretos do PREST CONT no Sistema DouraSoft dependem da data correta de fechamento de caixa, ou seja, qualquer TFL fechado em data incorreta causa diferença no valor previsto pelo sistema.
- Acesse o menu Caixas;
- Clique em aberto no lado superior direito e troque para fechado;
- Filtre pela data referente ao dia anterior da diferença;
- Verifique se todos os caixas desta data estão lançados corretamente;
- Caso tenha alguma data incorreta, será necessário excluir o caixa e lançar novamente com a data correta.
Excluindo um caixa
- Acesse o menu Caixas;
- Clique em aberto no lado superior direito e troque para fechado;
- Passe o mouse no caixa que deseja excluir e clique no ícone amarelo para reabrir;
- Clique em fechado no lado superior direito e troque para aberto;
- Passe o mouse no caixa que deseja excluir e clique no ícone de lixeira.
6. Divergência nos valores informados pela CEF
Caso as verificações anteriores não apontem para alguma divergência nos lançamentos, será necessário verificar se o valor debitado na conta condiz com a realidade.
Recomendação:
- Pegar os resumos dos caixas do dia anterior da diferença emitidos pelo TFL
- Somar os valores dos pagamentos e saques dos resumos
- Diminuir pela soma dos valores dos recebimentos de contas e depósitos dos resumos
- O resultado desses valores deve ser a mesma apresentada no Cobrança Diária de Serviços da CEF e logo na conciliação bancária também.
Após constatar o equívoco no valor debitado, se informar diretamente com a CEF.