Dúvidas Frequentes
1. Não tenho cadastrado o fornecedor a qual vou lançar a receita. O que fazer?
Ao realizar o lançamento de uma despesa, caso não tenha o cadastro através do próprio ícone de lançamento de nova despesa, é possível criar esse cadastro.
Para isso ao digitar o nome do Fornecedor>> Pressione a tecla “Enter”.
2. Lancei uma despesa, mas preciso alterar o plano de contas. Como faço essa alteração?
Para alterar alguma informação de uma despesa em aberto é necessário editá- la.
Acesse Menu Financeiro >> Despesa >> Filtro de “aberta” >>Localize a despesa, passe o mouse sobre o lançamento >> Ícone de “Lápis”>> Altere as informações necessárias >> Salvar.
3. Comprei um equipamento e será parcelado, como faço para inserir essa despesa no sistema?
Ao realizar o lançamento dessa despesa é possível informar que houve parcelamento da mesma.
No momento da inclusão da despesa , clique em “Opçoes avançadas” e preencha os campos necessários sobre essa despesa.
Marque a opção “Parcelar ” >> Preencha a quantidade de parcela >> Dia de vencimento >> Salvar.
Atenção: Dividir valor entre parcelas
Detalhe ao marcar opção “Dividir valor entre parcelas” ,sistema irá compreender que o valor total da despesa será dividido conforme a quantidade de parcelas informado .Caso cada parcela seja o valor total da despesa deixe a opção desativada.
Opção >> Ativada
Opção >> Desativada
4. Consigo inserir dentro do lançamento dessa despesa o boleto ou nota fiscal ?
No sistema é possível inserir arquivos no lançamento da despesa ou através do ícone de edição da mesma.
Ao realizar o lançamento da Despesa >> insira no campo “Anexar imagens e documentos”. Dessa forma pode ser carregado um arquivo já existente no seu computador/aparelho ou até mesmo realizar a fotografia do arquivo que deseja inserir.
5. Liquidei uma despesa pela conta 003, como realizo esse lançamento?
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Passe o mouse sobre a despesa que deseja liquidar >> Ícone de “ $ ”
Ao realizar o preenchimento sobre a liquidação, informe no campo “Conta” >> Conta 003>> Salvar
Caso esteja lançando a Despesa e já deseja informa que foi liquidada, marque a opção Liquidado >> Confirme Data >> valor pago >> Salvar
6. Liquidei uma despesa com o valor errado. Como realizo a correção?
Para corrigir uma despesa com valor errado é necessário que essa conta seja estornada e em seguida realizar a liquidação com o valor correto.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidada”>> passe o mouse sobre a despesa que precisa de correção >> Ícone de “Não paga”
Em seguida >> Troque o Filtro de “ Liquidado” para “Aberto” >> passe o mouse sobre a despesa a ser liquidada >> Confirme os dados de pagamento dessa Despesa >> Salvar
7. Liquidei duas vezes a mesma receita. Como removo a errada do sistema?
Ao identificar que houve dois lançamentos da mesma conta é necessário que a despesa errada seja estornada e em seguida removida.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Filtro “Liquidada”>> passe o mouse sobre a despesa que deseja remover >> Ícone “não paga”
Em seguida >> Troque o Filtro de “ Liquidado” para “Aberto” >> passe o mouse sobre a despesa que deseja remover >> Ícone de “lixeira” >> informe o motivo do cancelamento >> continuar >> Confirma.
8. Tenho várias despesas pagas pela mesma conta e no mesmo dia. Tenho que fazer a liquidação uma a uma?
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Marque as despesas que deseja liquidar>> engrenagem, lado direito da tela >> Opção “Liquidar em massa”
Em seguida informe a Conta bancária por onde foi paga essas despesas e informe a data >> Salvar
Erros Comuns
1. Ao lançar a despesa esqueci de adicionar plano de contas. Como acrescenta?
Para adicionar um plano de contas em uma despesa já lançada, é necessário editar essa despesa.
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> localize a despesa que precisa adicionar plano de contas >> Passe o mouse sobre ela >> Ícone de “lápis”
Preencha o Campo “ Plano de Contas ” >> conforme a categoria contábil que a despesa se encaixa >> Clique em Salvar.
2. Lancei uma despesa porém marquei o mês de referência errado. Como corrigir?
Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> localize a despesa que precisa adicionar plano de contas >> Passe o mouse sobre ela >> Ícone de “lápis”
Edite o campo “Referência ” >> informando o mês que essa despesa se refere, lembrando que será o mês que ela irá constar no seu DRE >>Clique em Salvar
3. Meu DRE não aparece algumas despesas que liquidei.O que devo fazer?
O Critério do Relatório DRE é plano de contas e referência preenchido.Desta forma se não está constando no seu DRE a despesa lançada é devido essas informações não estarem preenchidas.
Para verificar e corrigir essas informações:
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “Lápis”>> Preencha plano de contas e Referência >> Salvar
4. Liquidei uma despesa com a data errada. Como trocar essa informação?
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “Lápis”>> Informe a data correta >> Salvar
5. Removi uma despesa indevidamente. Quero estornar a mesma, como realizo esse processo?
Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “Cancelado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “estorno”>> Confirme a reativação >> Ok
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]