❓Dúvidas Frequentes e Erros Comuns sobre Despesas

Assinaturas, Ajuda, Lotéricas, OutrosAssinaturas


Dúvidas Frequentes

1. Não tenho cadastrado o fornecedor a qual vou lançar a receita. O que fazer?

Ao realizar o lançamento de uma despesa, caso não tenha o cadastro através do próprio ícone de lançamento de nova despesa, é possível criar esse cadastro.

Para isso ao digitar o nome do Fornecedor>> Pressione a tecla “Enter”.

2. Lancei uma despesa, mas preciso alterar o plano de contas. Como faço essa alteração?

Para alterar alguma informação de uma despesa em aberto é necessário editá- la.

Acesse Menu Financeiro >> Despesa >> Filtro de “aberta” >>Localize a despesa, passe o mouse sobre o lançamento >> Ícone de “Lápis”>> Altere as informações necessárias  >> Salvar.

3. Comprei um equipamento e será parcelado, como faço para inserir essa despesa no sistema?

Ao realizar o lançamento dessa despesa é possível informar que houve parcelamento da mesma.

No  momento da inclusão da despesa , clique em “Opçoes avançadas” e preencha os campos necessários sobre essa despesa.

Marque a opção “Parcelar ” >> Preencha a quantidade de parcela >> Dia de vencimento >> Salvar.

Atenção: Dividir valor entre parcelas

Detalhe ao marcar  opção “Dividir valor entre parcelas” ,sistema irá compreender que o valor total da  despesa será dividido conforme a quantidade de parcelas informado .Caso cada parcela seja o valor total da despesa deixe a opção desativada.

Opção >> Ativada

Opção >> Desativada

4. Consigo inserir dentro do lançamento dessa despesa o boleto ou nota fiscal ?

No sistema é  possível inserir arquivos no lançamento da despesa ou através do ícone de edição da mesma.

Ao realizar o lançamento da Despesa >> insira no campo “Anexar imagens e documentos”. Dessa forma pode ser carregado um arquivo já existente no seu computador/aparelho ou até mesmo realizar a fotografia do arquivo que deseja inserir.

5. Liquidei uma despesa pela conta 003, como realizo esse lançamento?

Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Passe o mouse sobre a despesa que deseja liquidar >> Ícone de “ $ ”

Ao realizar o preenchimento sobre a liquidação, informe no campo “Conta” >> Conta 003>> Salvar

Caso esteja lançando a Despesa e já deseja informa que foi liquidada, marque a opção Liquidado >> Confirme Data >> valor pago >> Salvar

6. Liquidei uma despesa com o valor errado. Como realizo a correção?

Para corrigir uma despesa com valor errado é necessário que essa conta  seja estornada e em seguida realizar a liquidação com o valor correto.

Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidada”>> passe o mouse sobre a despesa que precisa de correção >> Ícone de “Não paga”

Em seguida >> Troque o Filtro de “ Liquidado” para “Aberto” >> passe o mouse sobre a despesa a ser liquidada >> Confirme os dados de pagamento dessa Despesa  >> Salvar

7. Liquidei duas vezes a mesma receita. Como removo a errada do sistema?

Ao identificar que houve dois lançamentos da mesma conta é necessário que a despesa errada seja estornada e em seguida removida.

Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> Filtro “Liquidada”>> passe o mouse sobre a despesa que deseja remover >> Ícone  “não paga”

Em seguida >> Troque o Filtro de “ Liquidado” para “Aberto” >> passe o mouse sobre a despesa que deseja remover >> Ícone de “lixeira” >> informe o motivo  do cancelamento >> continuar >> Confirma.

8. Tenho várias despesas pagas pela mesma conta e no mesmo dia. Tenho que fazer a liquidação uma a uma?

Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Marque as despesas que deseja liquidar>> engrenagem, lado direito da tela >> Opção “Liquidar em massa”

Em seguida informe a Conta bancária por onde foi paga essas despesas e informe a data >> Salvar

Erros Comuns

1. Ao lançar a despesa esqueci de adicionar plano de contas. Como acrescenta?

Para adicionar um plano de contas em uma despesa já lançada, é necessário editar essa despesa.

Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> localize a despesa que precisa adicionar plano de contas >> Passe o mouse sobre ela >> Ícone de “lápis”

Preencha o Campo “ Plano de Contas ” >> conforme a categoria contábil que a despesa se encaixa >> Clique em Salvar.

2. Lancei uma despesa porém marquei o mês de referência errado. Como corrigir?

Acesse Menu Financeiro >> Despesas >> localize a despesa que precisa adicionar plano de contas >> Passe o mouse sobre ela >> Ícone de “lápis”

Edite o campo “Referência ” >> informando o mês que essa despesa se refere, lembrando que será o mês que ela irá constar no seu DRE >>Clique em  Salvar

3. Meu DRE não aparece algumas despesas que liquidei.O que devo fazer?

O Critério do Relatório DRE é plano de contas e referência preenchido.Desta forma se não está constando no seu DRE a despesa lançada é devido essas informações não estarem preenchidas.

Para verificar e corrigir essas informações:

Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “Lápis”>> Preencha plano de contas e Referência >> Salvar

4. Liquidei uma despesa com a data errada. Como trocar essa informação?

Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “liquidado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “Lápis”>> Informe a data correta >> Salvar

5. Removi uma despesa indevidamente. Quero estornar a mesma, como realizo esse processo?

Acesse Menu financeiro >> Despesas >> Filtro “Cancelado” >> passe o mouse na despesa >> ícone de “estorno”>> Confirme a reativação >> Ok


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