Como Cadastrar um Plano de Contas

Cadastros e Configurações, InstaladoInstalado

Aprenda onde cadastrar um plano de contas dentro do sistema instalado da DouraSoft.

Um plano de contas é uma lista das contas da empresa em um local só. O sistema da DouraSoft permite a criação destes planos e fornece essa lista de forma prática e acssível, confira abaixo.



Cadastrando um plano de contas

Para realizar o cadastro de plano de contas, você deve primeiro acessar o menu Lotéricas -> CADASTROS -> Plano de Contas, e clique na opção Contas Gerenciais no canto superior esquerdo, e um menu de contas gerenciais será aberto.

Dentro deste menu, para inserir um novo plano de contas, clique no ícone de MAIS (+) no canto direito da tela, e uma janela de criação será aberta, com alguns parâmetros a serem preenchidos:

  • Tipo: Selecione o tipo de conta, se é uma conta analítica ou totalizadora. Para selecionar, basta teclar F9.
  • Crédito ou Débito: Selecione se a conta é do tipo débito (conta a pagar) ou crédito (conta a receber).
  • Conta Mãe: Selecione aqui dentro de qual conta a despesa ou receita sendo lançada se encaixa.
  • Observações: Coloque aqui alguma observação ou descrição do plano de contas sendo criado.

Após preenchidos os dados, confira eles e clique no botão de Confirmar (✔), e seu plano de contas terá sido criado com sucesso.

ATENÇÃO: Se o sistema falar que a conta gerencial ou classificação já existe, basta mudar o valor do campo Classificação.


Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]