Aprenda como fazer o cancelamento de produtos no sistema da DouraSoft.
O cancelamento da compra de produtos ocorre por conta de algum erro durante o processo dessa aquisição, sendo portanto, necessário o seu cancelamento para poder corrigir o equívoco. Dois destes erros que podem ocorrer na hora de se realizar a compra são: fazer a aquisição do produto errado ou não comprar a quantidade certa da mercadoria.
Acompanhe a seguir o passo a passo para poder cancelar a compra de produtos:
Cancelando compra de produtos
Lembrando também que, outra razão para o cancelamento de produtos é por não acontecer a transferência deles para o operador de destino por qualquer que seja o motivo.
Dado isso, realize o procedimento acessando Retaguarda->Estoque->Compras e selecionando a aquisição que você deseja excluir, depois clique no símbolo de menos (-) no canto esquerdo da tela.
Após isso, o sistema pedirá uma Observação do motivo do cancelamento da compra. Ao inseri-la, clique no botão de confirmar (✔) para finalizar a exclusão.
Veja abaixo como proceder quando essa situação ocorrer.
Cancelamento quando os produtos não estiverem no estoque da Retaguarda
Para fazer isso, você deverá seguir o mesmo passo a passo de um cancelamento normal, porém quando estiver preenchendo a janela de Observação, logo em seguida surgirá um aviso sobre esses produtos não estarem mais no seu estoque e sim no de outro operador.
Quando isso ocorrer, vá em Retaguarda->Estoque->Transferências e feche o filtro de datas que aparecer. Agora é preciso verificar se o envio do produto já foi aceito, se não for o caso, clique com o botão direito sobre a transferência e selecione a opção Cancelar. Estando esse envio como aceito, acesse portanto, TFL->Transferências e selecione o ícone de mais (+) à direita da tela, observe a nova janela com o seguintes campos a serem completados:
- Operador de Origem: coloque o mouse sobre esse tópico e pressione a tecla “F9” para escolher o operador que enviará os produtos para outro.
- Movimento: coloque a data que estará fazendo esse processo.
- Operador de Destino: deixe este tópico com a opção Transferir para a Retaguarda e não altere nada.
- Qtde: escolha a quantidade desses produtos que pretende enviar.
- Produto: clique em cima e escolha o produto a ser devolvido.
- Observações: caso queira, coloque uma comentário a respeito dessa transferência.
Depois desse procedimento, você necessitará aceitar o envio desse produto através da Retaguarda, faça isso clicando novamente em Retaguarda->Estoque->Transferências e selecionando o botão de confirmar (✔) para efetuar o aceite.
Por fim, acesse Retaguarda->Estoque->Compras e feche o filtro de datas, basta agora selecionar a compra desejada e clicar no símbolo de menos (-) para dessa maneira, o sistema trazer a situação dessa aquisição como cancelada.
Note que a operação ainda estará aparecendo, porém agora não será mais possível fazer a transferência dos produtos.
Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]