Como Fazer a Devolução de Produtos

Instalado, Caixas de TFL e EstoqueInstalado


O post a seguir explicará sobre como realizar a devolução de produtos dentro do sistema instalado da DouraSoft.

A devolução de produtos permite que você mantenha seu estoque ajustado, permitindo que você possa devolver produtos que por algum motivo não vão ficar em seu estoque.



Como Realizar a Devolução de Produtos

Primeiramente, acesse o menu de Mapa/Devolução, acessando Retaguarda -> ESTOQUE -> Mapa/Devolução. Ao acessar, um filtro de data será aberto, você pode fechá-lo clicando no X.

No canto direito da tela, clique no botão de Adicionar (+), e uma janela será aberta com alguns campos a serem preenchidos. Se atente aos seguintes campos em especial:

  • Movimento: Coloque a data desta movimentação neste campo.
  • Tipo: Selecione o tipo Normal neste campo.
  • Fornecedor: Selecione neste campo o fornecedor do produto que você está devolvendo.
  • Qtde: Coloque neste campo a quantidade de produtos que está sendo devolvida.
  • Produto: Selecione neste campo o produto que está sendo devolvido
  • R$ Unitário e R$ Total: Estes campos serão preenchidos automaticamente com base no valor do produto selecionado, e na quantidade que está sendo devolvida.
  • Vencimento: A data de vencimento do produto
  • Observações: Insira neste campo alguma observação sobre esta operação de devolução.

Após isso, tecle ENTER, e o produto será adicionado na lista dentro desta janela. Se desejar devolver mais de um tipo de produto, você pode adicionar as informações deste outro produto da mesma forma.

Após feito isto, confira seus dados, e clique no botão de Confirmar (✔). Uma janela de confirmação será apresentada, confira os dados, e clique em Confirmar (✔) novamente para realizar a devolução.

Uma janela perguntando se você deseja emitir um comprovante de devolução irá surgir, se assim desejar, basta clicar em Confirmar (✔), se não, clique no botão de Fechar (X).


Feito isto, o sistema irá tirar o produto do estoque, e adicionar uma Conta a Receber. Então, após realizar a devolução, você deverá acessar Retaguarda -> CONTAS -> Contas a Receber para poder quitar a conta, visto que a operação acima serviu para ajustar o estoque e manter um relatório das ações.

Ao acessar o menu de Contas a Receber, localize a conta referente à devolução, selecione ela clicando com o botão esquerdo do mouse, e no canto direito da tela, clique no ícone de Menos (-). Uma janela perguntando o motivo do cancelamento será aberta, onde você pode inserir o motivo. Recomendamos colocar algo como “AJUSTE DE ESTOQUE”, e após isto, basta clicar em Confirmar (✔), e o procedimento estará concluído.


Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]