Você irá aprender como fazer uso da integração com o SICRA no sistema da DouraSoft.

O SICRA é um programa concebido pela Caixa Econômica Federal para ser usado diretamente nas casas Lotéricas. A função dele é de fornecer dados da quantia que o lotérico irá depositar nas contas da Caixa.

Acompanhe a seguir o passo a passo para utilizar a integração com o SICRA:



Alguns conceitos sobre SICRA

É importante ter em mente, que o SICRA vai facilitar a transferência de lote de cheque para o programa SICRA da Caixa. A vantagem desta opção, é que torna possível o detalhamento dos cheques no lançamento das sangrias.

Partindo deste ponto, o sistema da DouraSoft armazena essas informações possibilitando que o operador do sistema faça a geração dos lotes de forma direta. Com isso, o único procedimento a ser feito pelo usuário é a importação do arquivo gerado pelo nosso sistema, através do programa da Caixa.

Utilização da integração com o SICRA

Faça esse processo clicando em Lotérica->Parâmetros->CEF e na nova janela que aparecer, observe a aba SICRA com os respectivos campos:

  • Detalhar cheques no lançamento de sangrias: deixe esta opção ativada.
  • Código SICRA: coloque o código referente ao SICRA.
  • Responsável: insira o responsável pelo controle de cheques, caso não tenha um específico, tecle “F9” e escolha um nas opções.

Após isso, clique no botão de confirmar () para terminar o processo usando a ferramenta SICRA.

Realizando sangria de caixa por meio do SICRA

Informando uma sangria no TFL, você pode detalhar que ela se refere a um cheque. Acessando o tópico Sangria no canto inferior direito da tela, escolha o caixa para fazer essa movimentação e preste atenção no seguinte campo:

  • Valor em Cheques: clique aqui para abrir uma nova janela onde será colocado o valor. No caso de você possuir um leitor de cheque, basta passar o cheque no leitor que está conectado ao computador. Caso não tenha esse leitor, inclua manualmente a informação nos campos CMC7 R$ Valor.

Confirme a operação no botão correspondente (), insira uma observação, caso queira, e veja que o comprovante da sangria já estará disponível.

Visualização do cheque sangrado

Realize essa ação clicando em Retaguarda->Bancos->SICRA e inserindo um período de sua escolha no filtro de datas. Insira um novo lote clicando no ícone de mais (+) à direita e agora veja todos os cheques que já foram sangrados dos caixas.

Selecione a opção Marcar todos no canto inferior esquerdo e note que o sistema mostrará quantos cheques foram selecionados e o valor total deles todos.

Confirme o procedimento e depois isso, será possível importar os dados para o sistema da Caixa clicando no símbolo de maleta.

Copie o arquivo do seu computador para importar para o sistema da Caixa do SICRA, de acordo com as orientações do seu fornecedor.


Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]