Entenda como acessar o relatório de Lucro de Serviços de maneira detalhada.

    A Lucratividade de Serviços nada mais é do que as tarifações que o lotérico recebe por um determinado serviço. Essas tarifações são fornecidas por meio de um relatório no qual se constam a quantidade vendida do produto no terminal, que foi trazido para o sistema através de digitação; o valor movimentado desse serviço em questão e a tarifação, que é o quanto você recebe por cada um dos serviços no momento que a venda foi realizada, ou seja, quando o caixa foi fechado. 

Acompanhe a seguir o passo a passo para ter acesso ao relatório de Lucro de Serviços:



Exemplificando a tarifação por um determinado serviço

Antes de tudo, vale ressaltar que dentre as principais fontes de receita que a Lotérica possui, a fonte dos Serviços autenticados no terminal, pode ser divida em três: Bancários, a exemplo de saque e depósito, Recebimento de conta e Pagamento de benefício.

Esses serviços em questão pagam uma pequena tarifação para o lotérico, ou seja, há um valor fixo por cada serviço executado. Portanto, cada depósito que a Lotérica faz, cada saque que ela efetua, cada Recebimento de conta e cada Pagamento de benefício, gera um valor de tarifação para a Lotérica. Este valor de tarifação é pago num determinado período de decêndio (intervalo de dez dias).

Lucratividade de Serviços – Detalhadamente

O primeiro passo é acessar o menu Retaguarda, clicar em Movimentações RET e depois fechar o filtro de datas que aparecer. Pressione o botão direito do mouse em qualquer lugar da nova tela que está sendo exibida e selecione a opção Lucratividade de Serviços.

Um novo filtro de datas surgirá e nele você precisa colocar o período que queira visualizar no relatório.

DICA: normalmente esse período inserido no filtro será a mesma data do decêndio (intervalo de dez dias), que você retira no terminal do TFL, no relatório de tarifação do decêndio.


Ao completar os dados do filtro, o relatório de Lucratividade de Serviços já vai estar à sua disposição para ser observado e utilizado.

Aprofundamento no relatório

Veja que do lado esquerdo dele, contém quantas contas foram recebidas e logo na próxima coluna há o valor movimentado. No tópico Tarifação, os valores podem ser alterados via Cadastro de Serviços.

Você pode ler um pouco mais sobre cadastro de serviços no sistema da DouraSoft clicando aqui.

É importante sempre manter essas tarifações atualizadas no sistema, pois se a Caixa fizer variações de valores de tarifação, o pagamento será com base nestes novos valores.

No lado direito se encontra a quantia que você tem direito a receber, baseada em todos os serviços prestados. E ao avançar para a próxima página, é possível ver os dados de pagamento, depósito e saque, cadastramento de senha entre outras entre outras informações. Se atente que, no caso da imagem acima, se cada fatura do cartão de crédito me paga R$ 0,73, logo 50 faturas do cartão de crédito irão me pagar R$ 36,50. E isso vale para todos os serviços da fita que foram preenchidos no fechamento de caixa. 

Nesta segunda página, você terá todas essas informações detalhadas dos serviços, e o total somado do quanto você deve receber nesse decêndio de valor bruto.

Vale ressaltar que, nem todas as receitas desse relatório entram no de Tarifação do decêndio. Isso porque, você pode receber uma receita desse serviço de diferentes formas, como diretamente como crédito em conta ou no momento em que você fez a venda por exemplo.

DICA: nem tudo que contém no relatório de Lucratividade de Serviços está no da Caixa, porém tudo que estiver no relatório da Caixa terá que estar no de Lucro de Serviços.

Com as explicações acima, você agora além de saber acessar o relatório de Lucratividade de Serviços, aprendeu sobre os detalhes que envolvem a sua geração.


Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]