Aprenda como proceder na hora que não forem vendidas todas as cotas de bolão.
O bolão da Caixa é quando há a divisão de participantes para uma aposta só, onde cada cota é relativa a cada integrante desse grupo que está fazendo a aposta. A sobra desses bolões ocorre quando eles não são vendidos, o que causa a perda do valor deles. Esse prejuízo pode ser arcado pelos operadores de caixa, pois se imagina que não foram eles que venderam todos os produtos, ou também pela própria Lotérica.
Acompanhe a seguir o passo a passo do que fazer quando as cotas de bolão sobrarem:
Lançando o Mapa/Devolução
No momento em que sobrar cotas de bolões, será preciso lançar uma devolução desses produtos para que o sistema entenda que houve prejuízo. Você fará isso acessando Retaguarda->Estoque->Mapa/Devolução e fechando o filtro de datas que surgir. Clique no símbolo de mais (+) à direita da tela e observe os respectivos tópicos a serem completados:
- Movimento: coloque a data em que ocorreu o prejuízo.
- Tipo: selecione neste campo, a opção Sobra/Prejuízo.
- Fornecedor: pressione a tecla “F9” e escolha a sua própria Lotérica.
- Qtde: insira a quantidade de cotas de bolões que sobraram.
- Produto: selecione o produto referente à essa operação.
ATENÇÃO: caso você não encontre o produto desejado na lista, provavelmente é porque ele ainda estará no estoque do operador, sendo portanto necessário, primeiro fazer a transferência do operador para a retaguarda para depois prosseguir com este procedimento.
- R$ Unitário: coloque o valor unitário para este bolão.
- Vencimento: insira a mesma data do tópico Movimento.
- Observações: caso queira, coloque uma comentário a respeito dessa movimentação.
Clicando no botão de confirmar (✔), aparecerá um aviso informando que este procedimento não poderá ser cancelado, com isso confirme novamente para poder gerar o comprovante dessa ação.
Depois de ter lançado o Mapa/Devolução das cotas de bolões, o sistema terá lançado uma movimentação de crédito e débito na Retaguarda, a fim de dizer que houve um prejuízo neste dia.
Acessando a movimentação de crédito/débito
Consulte essa informação por meio de Retaguarda->Bancos->Movimentação, e coloque a mesma data do campo Movimento na hora que foi feito o lançamento do Mapa/Devolução.
Note que o sistema irá trazer um débito e um crédito no mesmo valor, além dos relatórios agora também apresentarem esse prejuízo.
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