Entenda como cadastrar o Plano de Contas no sistema da DouraSoft.

Este plano é uma lista das contas da empresa em um só local. O sistema da DouraSoft permite a criação desta ferramenta e fornece esta lista de forma prática e intuitiva.

Acompanhe a seguir o passo a passo para efetuar o cadastro de Plano de Contas:



Cadastrando o Plano de Contas

Antes de tudo, saiba que é recomendado que você conheça do assunto por meio do seu contador, pois o Plano de Contas cria diversos relatórios e se ele não for cadastrado da forma adequada informações erradas serão geradas, o que consequentemente ocasiona em decisões erradas.

Desse modo, o registro do Plano se dará clicando no nome da sua empresa no canto superior direito e acessando o menu Parâmetros->Cadastros Financeiros.

Terminada esta primeira etapa, observe agora uma breve explicação sobre a configuração do Plano de Contas.

Inserção do sistema

Um ponto muito relevante a ser mencionado, é acerca da implementação do sistema na qual já pode apresentar o pré cadastro do Plano de Contas.

Caso você ainda não tenha realizado esta etapa dentro da implementação, você então terá a chance de fazer a importação do modelo da DouraSoft. Vale comentar que, é possível alterar este modelo que você baixa do nosso sistema. Você também pode cadastrar o seu Plano de Contas de acordo com a recomendação do seu contador e do seu jeito, dentro da ferramenta.

Conclui-se, portanto, que o mecanismo é extremamente personalizável, o que permite diversas modificações dentro dele.

Tópicos Receita Bruta e Despesas

É fato que tanto o campo de receita bruta quanto o de despesas, têm a possibilidade de irem se ramificando cada vez mais, então baseado nisso iremos enumerar estas subcategorias para melhor entendimento.

Acessando no caso a categoria Despesas, você identificará diversas divisões dentro deste campo. Indo por exemplo na subcategoria 2 (Despesas Administrativas), demais subdivisões aparecerão para integrá-la.

DICA: para inserir uma nova subcategoria 3, clique no ícone de mais (+) abaixo da subcategoria 2 e preencha os dados necessários.

Você pode também adicionar uma subcategoria 4 dentro de uma subcategoria 3 e assim por diante. Veja abaixo as informações da janela que surge ao se adicionar uma nova subdivisão 3:

  • Pai: se refere à categoria que derivou a que você está editando. Entenda que, esta subcategoria Pai também pode acabar sendo derivada de outra.
  • Descrição: é aqui que você irá colocar do que se trata esta nova subcategoria.
  • Campo em branco: clique neste tópico para escolher quais das opções (Crédito, Débito, Nulo), melhor se encaixa com a descrição desta subcategoria. Exemplo – Débito.
  • Tipo: este item aparecerá após você preencher o tópico acima. Em relação à sua escolha anterior, selecione o tipo relativo à ela. Exemplo – Operacional.
  • Totalizador: marque este campo para quando você pesquisar pela subcategoria 3 no tópico Novas Despesas, apenas suas ramificações constem na pesquisa.

O item Totalizador lhe permite realizar relatórios mais assertivos, visto que você pode conter uma série de possiblidades de configurações para relatório.

É válido citar aqui o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), porém isto é tema para outro post. Clique aqui para ter mais detalhes sobre ele. Ainda neste assunto, quando precisar definir quais serão os planos de conta para acréscimos de receita e de despesas, clique aqui.


Qualquer dúvida, basta entrar em contato com nosso suporte através do e-mail [email protected]