No Sistema da DouraSoft, é possível fazer integração com outras empresas, que realizam e prestam esse tipo de serviço. Para isso, é necessário que você faça a contratação, que pode ser realizada pela plataforma, da seguinte maneira:

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. No lado esquerdo da tela, na coluna de menus, acesse a aba WhatsApp.
    • Se essa aba não existir nos seus menus, solicite ao nosso time a ativação do módulo, para verificar o valor deste módulo no seu plano.
  3. Do lado direito, na parte superior, clique em Engrenagem>Configurações.
  4. Clicando em Parceria de Integração, é possível visualizar empresas que realizam o disparo de envio de mensagens.

Algumas delas podem disponibilizar a versão oficial da API e outras oferecem a versão não oficial. Após contratada a Integração, que vamos configurá-la dentro do nosso sistema.

Feito isso, podemos começar as configurações do sistema de acordo com a sua demanda e de acordo com as suas necessidades.

Para que você possa realizar a integração do sistema da DouraSoft em relação ao WhatsApp, siga os passos no vídeo a seguir.

Passo a passo para realizar a criação do Template

  1. Acesse o Sistema DouraSoft Lotéricas.
  2. Na parte superior da tela, à direita, entre em Nome da Empresa>Parâmetros.
  3. Acesse a aba Cadastros Financeiros> Templates.
  4. À direita do nome desta aba, clique no ícone “+”.
  5. Na tela Novo Template, preencha os campos da seguinte forma:
    1. Tipo
      • Selecione a opção WhatsApp.
    2. Nome do Template
      • Coloque um nome no seu Template
    3. Marque a opção Padrão, isso significa que, todas às vezes que eu for enviar uma mensagem de WhatsApp, o sistema irá me sugerir este template.
    4. Variáveis
      • Aqui há uma série de opções disponibilizadas pelo sistema, para puxar os dados do seu cliente, quando você quiser.
  6. Clique em Salvar e está pronta a mensagem padrão para ser enviada. 

Passo a passo para realizar a criação da Régua de Mensagens

  1. Na aba à direita de Templates, chamada Régua de Mensagens, clique no ícone de “+” à esquerda do nome, para determinar quando essa mensagem deve ser enviada.
  2. Preencha os campos da seguinte maneira:
    1. Régua de
      • Selecione WhatsApp
    2. Digite Quando
      • O número 0 indica que deve ser enviado no dia do vencimento.
    3. De onde
      • Selecione a partir de onde ele irá enviar.
    4. Template de WhatsApp
      • Selecione o template da mensagem que deseja enviar.
    5. Nome da Régua
      • Dê um nome à Régua de Mensagens
    6. Horário de Envio
      • Indique a partir de qual horário o sistema pode fazer o envio
    7. Tags
      • Precisam ser pré-cadastradas, e são úteis depois para poder realizar a emissão de relatórios, filtrados por uma tag.
      • Selecione a tag da mensagem sendo enviada.
  3. Caso você queira excluir uma Régua, basta clicar no ícone vermelho de lixeira, à direita dos registros de Réguas de Mensagens.
  4. Voltando à Financeiro> Receitas, do lado direito, na parte superior, clique em Engrenagem.
  5. Selecione Enviar por WhatsApp.
  6. Na tela Nova Mensagem, é possível preencher os campos da seguinte forma:
    1. Template de WhatsApp
      • Você pode selecionar um Template de mensagem já pré-cadastrado.
    2. Data de Expiração
      • Informe até quando essa mensagem é válida.
      • À direita deste campo, no ícone de Relógio, você pode informar o horário até quando pode ser enviado.
    3. Mensagem
      • Neste campo, você pode escrever sua mensagem livre ou, se você selecionar uma mensagem pré-cadastrada, o sistema trará as informações e você pode alterar do seu jeito.
  7. Feita a configuração da Nova Mensagem, basta clicar em Enviar, e o sistema enviará para a fila de envio de mensagem, e obedecerá às regras conforme pré-determinado.

ATENÇÃO: É importante que, no cadastro do cliente, sempre esteja ativado que ele quer receber mensagens de WhatsApp, e você precisa colocar números válidos e já verificados por você que tem WhatsApp.

DICA: Caso o cliente não queira mais esse número para envio de WhatsApp, você pode realizar os seguintes procedimentos:

  1. Acesse o Sistema DouraSoft.
  2. No lado esquerdo da tela, na coluna de menus, acesse a aba Pessoas.
  3. Acesse o Cadastro do Cliente.
  4. Na parte superior, à direita, clique em Editar.
  5. No registro do Telefone, clique no “x”, para excluir o Telefone.
  6. Clique em Salvar e pronto! Você já atualizou o seu cadastro de cliente, e a partir de agora, ele não receberá mais nenhum tipo de WhatsApp de cobranças, conforme pré-determinado pela Régua.