No Sistema da DouraSoft, é possível fazer integração com outras empresas, que realizam e prestam esse tipo de serviço. Para isso, é necessário que você faça a contratação, que pode ser realizada pela plataforma, da seguinte maneira:
- Acesse o Sistema DouraSoft.
- No lado esquerdo da tela, na coluna de menus, acesse a aba WhatsApp.
- Se essa aba não existir nos seus menus, solicite ao nosso time a ativação do módulo, para verificar o valor deste módulo no seu plano.
- Do lado direito, na parte superior, clique em Engrenagem>Configurações.
- Clicando em Parceria de Integração, é possível visualizar empresas que realizam o disparo de envio de mensagens.
Algumas delas podem disponibilizar a versão oficial da API e outras oferecem a versão não oficial. Após contratada a Integração, que vamos configurá-la dentro do nosso sistema.
Feito isso, podemos começar as configurações do sistema de acordo com a sua demanda e de acordo com as suas necessidades.
Para que você possa realizar a integração do sistema da DouraSoft em relação ao WhatsApp, siga os passos no vídeo a seguir.
Passo a passo para realizar a criação do Template
- Acesse o Sistema DouraSoft Lotéricas.
- Na parte superior da tela, à direita, entre em Nome da Empresa>Parâmetros.
- Acesse a aba Cadastros Financeiros> Templates.
- À direita do nome desta aba, clique no ícone “+”.
- Na tela Novo Template, preencha os campos da seguinte forma:
- Tipo
- Selecione a opção WhatsApp.
- Nome do Template
- Coloque um nome no seu Template
- Marque a opção Padrão, isso significa que, todas às vezes que eu for enviar uma mensagem de WhatsApp, o sistema irá me sugerir este template.
- Variáveis
- Aqui há uma série de opções disponibilizadas pelo sistema, para puxar os dados do seu cliente, quando você quiser.
- Tipo
- Clique em Salvar e está pronta a mensagem padrão para ser enviada.
Passo a passo para realizar a criação da Régua de Mensagens
- Na aba à direita de Templates, chamada Régua de Mensagens, clique no ícone de “+” à esquerda do nome, para determinar quando essa mensagem deve ser enviada.
- Preencha os campos da seguinte maneira:
- Régua de
- Selecione WhatsApp
- Digite Quando
- O número 0 indica que deve ser enviado no dia do vencimento.
- De onde
- Selecione a partir de onde ele irá enviar.
- Template de WhatsApp
- Selecione o template da mensagem que deseja enviar.
- Nome da Régua
- Dê um nome à Régua de Mensagens
- Horário de Envio
- Indique a partir de qual horário o sistema pode fazer o envio
- Tags
- Precisam ser pré-cadastradas, e são úteis depois para poder realizar a emissão de relatórios, filtrados por uma tag.
- Selecione a tag da mensagem sendo enviada.
- Régua de
- Caso você queira excluir uma Régua, basta clicar no ícone vermelho de lixeira, à direita dos registros de Réguas de Mensagens.
- Voltando à Financeiro> Receitas, do lado direito, na parte superior, clique em Engrenagem.
- Selecione Enviar por WhatsApp.
- Na tela Nova Mensagem, é possível preencher os campos da seguinte forma:
- Template de WhatsApp
- Você pode selecionar um Template de mensagem já pré-cadastrado.
- Data de Expiração
- Informe até quando essa mensagem é válida.
- À direita deste campo, no ícone de Relógio, você pode informar o horário até quando pode ser enviado.
- Mensagem
- Neste campo, você pode escrever sua mensagem livre ou, se você selecionar uma mensagem pré-cadastrada, o sistema trará as informações e você pode alterar do seu jeito.
- Template de WhatsApp
- Feita a configuração da Nova Mensagem, basta clicar em Enviar, e o sistema enviará para a fila de envio de mensagem, e obedecerá às regras conforme pré-determinado.
ATENÇÃO: É importante que, no cadastro do cliente, sempre esteja ativado que ele quer receber mensagens de WhatsApp, e você precisa colocar números válidos e já verificados por você que tem WhatsApp.
DICA: Caso o cliente não queira mais esse número para envio de WhatsApp, você pode realizar os seguintes procedimentos:
- Acesse o Sistema DouraSoft.
- No lado esquerdo da tela, na coluna de menus, acesse a aba Pessoas.
- Acesse o Cadastro do Cliente.
- Na parte superior, à direita, clique em Editar.
- No registro do Telefone, clique no “x”, para excluir o Telefone.
- Clique em Salvar e pronto! Você já atualizou o seu cadastro de cliente, e a partir de agora, ele não receberá mais nenhum tipo de WhatsApp de cobranças, conforme pré-determinado pela Régua.